Letras - Português e Espanhol - Licenciatura

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Conheça a grade curricular

  • Arte E Literatura
  • Atividade Complementar
  • Didática
  • Ed - Ciência, Tecnologia E Sociedade
  • Ed - Construindo Uma Carreira De Sucesso - Licenciaturas
  • Ed - Cultura Digital
  • Ed - Design Thinking
  • Ed - Empreendedorismo
  • Ed - Mindset Ágil
  • Ed - Práticas De Estudo - Competências Socioemocionais
  • Ed - Projeto De Vida
  • Educação A Distância
  • Educação E Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Escrita Criativa
  • Estágio Curricular Obrigatório I
  • Estágio Curricular Obrigatório II
  • Estágio Curricular Obrigatório III
  • Estágio Curricular Obrigatório IV
  • Fonética E Fonologia Da Língua Portuguesa
  • Funcionamento Da Educação Brasileira E Políticas Públicas
  • Fundamentos Da Educação
  • Fundamentos Da Linguística
  • História Da Língua Portuguesa
  • Inovação Educacional
  • Leitura De Textos Artístico-Literários
  • Leitura E Tradução Em Língua Espanhola
  • Libras - Língua Brasileira De Sinais
  • Linguagens E Suas Tecnologias
  • Linguística Textual
  • Literatura Brasileira E Portuguesa I
  • Literatura Brasileira E Portuguesa II
  • Literatura Brasileira E Portuguesa III
  • Literaturas De Língua Espanhola I
  • Literaturas De Língua Espanhola II
  • Metodologias Do Ensino De Língua Portuguesa E Literatura
  • Metodologias Do Ensino De Línguas Estrangeiras
  • Morfologia Da Língua Portuguesa
  • Morfossintaxe Da Língua Espanhola
  • Oralidade Em Língua Espanhola
  • Pensamento Científico
  • Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares
  • Produção E Análise De Material Didático
  • Produção Escrita Em Língua Espanhola
  • Profissionalização Docente
  • Projeto De Ensino
  • Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem
  • Semântica Da Língua Portuguesa
  • Sintaxe Da Língua Portuguesa
  • Sociedade Brasileira E Cidadania
  • Teoria Da Literatura
  • Inovação Educacional - (180h)

A disciplina Inovação Educacional é relevante para o profissional das licenciaturas, visto que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribui para o desenvolvimento de aprendizagens voltadas a uma inserção no mundo tecnológico, digital e inovador, além do contato com a cultura digital de forma consciente e ética. Nesse sentido, é possível dizer que o estudo das inovações educacionais, sejam elas pautadas ou não nas tecnologias digitais, coloca em foco uma formação para o futuro, evidenciando aspectos que permitem reconhecer as potencialidades e as limitações de recursos com tecnologia digital, alguns já usados, na atualidade, para o acesso, para a produção e para o compartilhamento de informações. Trata-se da possibilidade de explorar e de compreender novas formas do fazer pedagógico, tendo o aluno como o centro do processo de ensino e de aprendizagem, e o professor como um mediador desse processo.

  • Educação e Diversidade - (180h)

A disciplina educação e diversidade visa despertar os alunos para a compreensão da diversidade como uma dimensão intrínseca à condição humana, a partir do reconhecimento do outro, do exercício da alteridade e da compreensão dos direitos humanos. Oportuniza o olhar para o conceito de cultura, a partir da perspectiva da Antropologia, percebendo as diferentes expressões de mundo de diferentes grupos humanos, o conceito de identidade e a distinção entre preconceito e discriminação. Permite a compreensão a respeito das políticas públicas voltadas para a educação, no tocante à inclusão social e cultural, levando o aluno a identificar os marcadores sociais da diferença e a conceber a escola como espaço de convivência e de formação plural e inclusiva. Também favorece o debate ligado a questões legais do respeito à diversidade religiosa, o papel da educação na conscientização, na prevenção e no combate às intolerâncias, a partir de uma perspectiva da empatia, propondo um currículo escolar inclusivo e responsivo.

  • Educação Inclusiva - (180h)

A disciplina de Educação Inclusiva volta-se aos aspectos gerais do desenvolvimento humano, considerando o desenvolvimento humano e a aprendizagem, o paradigma da normalidade e a diversidade humana e a deficiência em diferentes perspectivas e transtornos, síndromes e outras questões do desenvolvimento. Também, reflete sobre os Direitos Humanos, no entendimento de que a Educação é um direito de todos, partindo desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos até a construção dos direitos das pessoas com deficiências no mundo.  Ainda, olha para as possibilidades e desafios na educação inclusiva. Gestão escolar com excelência e estratégias pedagógicas para educação inclusiva, considerando o Atendimento Educacional Especializado, o Plano de trabalho individualizado no AEE, os profissionais para o exercício da docência no AEE e a educação inclusiva  fora  do ambiente escolar. Ademais, refere-se à gestão escolar com excelência e estratégias pedagógicas para educação inclusiva.

  • Libras - Língua Brasileira de Sinais - (180h)

A oficialização da Língua Brasileira de Sinais como língua de manifestação e expressão das pessoas surdas tem implicações em diversas esferas sociais como a área educacional, saúde, cultura e o trabalho. A sociedade almejada para nosso contexto histórico deve ter um caráter inclusivo e para tanto é imprescindível se preparar a fim de receber o indivíduo surdo ou deficiente auditivo, assim sendo, as políticas públicas inclusivas garantem o ensino e aprendizagem desse sistema linguístico essencial para a formação pessoal e profissional de todos. Eliminar as barreiras atitudinais e de comunicação possibilitando a acessibilidade ao indivíduo usuário da Libras é a finalidade inerente aos conteúdos propostos nesta disciplina.

  • Sociedade Brasileira e Cidadania - (180h)

A formação acadêmica sobre a sociedade brasileira permite compreender que o discente compreenda a realidade social na qual se insere, suas transformações, desafios e traçar perspectivas futuras. Através desse estudo, é possível identificar as desigualdades sociais e possíveis caminhos de superá-las. A cidadania, em suma, é um conceito que se refere ao conjunto de direitos e deveres que os indivíduos têm em uma sociedade democrática, estudá-la, portanto, permite lapidar o olhar para promover o exercício pleno da participação política, o respeito aos direitos humanos, a igualdade de oportunidades e a solidariedade social. Ademais, compreender a diversidade cultural, étnica e regional da sociedade brasileira é importante para reconhecer as diferentes formas de expressão e valorizar a riqueza e a pluralidade cultural do país, além de desenvolver a empatia e a solidariedade social.

  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem - (180h)

Psicologia "[...] vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa 'estudo da alma'" (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999, p. 32-33). O campo psicológico constitui uma ciência com o objetivo de explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo, assim como interpretar e conhecer o mundo em que vive, incluindo a interação entre indivíduos, a relação com a natureza, objetos e os sistemas sociais, econômicos e políticos aos quais estão inseridos. Seu objeto de estudo está centralizado nos seres vivos que estabelecem trocas simbólicas com o meio ambiente. Desse modo, a psicologia da educação e da aprendizagem é um campo de conhecimento basilar na formação de professores.

  • Fundamentos da Educação - (180h)

A disciplina Fundamentos da Educação proporciona ao aluno a compreensão de diferentes bases teóricas de análise da educação, a partir de perspectivas filosóficas, sociológicas e históricas. Visa levar ao aluno a compreensão dos diferentes olhares para o fenômeno educacional, compreendendo que as diferentes visões de mundo foram formadas em contextos distintos e por isso apresentam respostas distintas para uma mesma questão. A disciplina oportuniza também a compreensão do percurso histórico da educação nacional, a partir do recorte dado na década de 1930 (Governo Getúlio Vargas) até a atualidade. É importante também a percepção de influências externas na construção de um pensamento educacional e na educação que é ofertada aos indivíduos. Sendo assim, os conceitos de globalização, liberalismo e neoliberalismo também são importantes de serem compreendidos.

  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas - (180h)

A disciplina tem por finalidade apresentar um panorama completo das políticas educacionais para a educação brasileira em seus mais variados aspectos. A partir da apresentação do contexto histórico e social, busca-se articular as políticas com a realidade educacional brasileira, considerando as mudanças e adequações pelas quais passaram ao longo do tempo. Para isso, tomam-se como aspectos estruturantes do saber sobre o funcionamento da educação brasileira, as políticas relacionadas a educação básica em seus respectivos níveis e modalidades, as políticas públicas em outros contextos educacionais, bem como aspectos ligados as políticas na perspectiva inclusiva e o acompanhamento da efetivação da legislação, mediante avaliações nacionais, índices e participação civil. Além disso, pensar neste contexto os aspectos relacionados a formação docente é fundamental, dado que as políticas se relacionam diretamente com a organização da formação dos professores em diferentes etapas formativas.

  • Pensamento Científico - (180h)

A disciplina Pensamento Científico proporciona ao aluno a compreensão das diferenças entre os diferentes tipos de conhecimento: o senso comum, o conhecimento religioso e o conhecimento filosófico, bem como do contexto de surgimento do conhecimento científico, suas diferentes características e as etapas de construção do método científico. Visa levar ao aluno a compreensão dos diferentes tipos e métodos de pesquisas, evidenciando as diferenças entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, as diferentes formas de coleta e análise de dados, considerando sempre para o desenvolvimento das pesquisas científicas os princípios éticos. A disciplina oportuniza também a compreensão das características que proporcionam a confiabilidade da pesquisa científica, leva ao conhecimento das etapas da elaboração e análise da pesquisa científica. É importante também o domínio e a compreensão de como realizar a formatação da pesquisa científica com base nas normas da ABNT, aplicando as normas técnicas para a elaboração de citações e referências.

  • Práticas Pedagógicas: Identidade Docente - (80h)

  • Linguagens e Suas Tecnologias - (180h)

A disciplina "Linguagens e suas Tecnologias" é essencial para compreendermos como as diversas formas de expressão e comunicação impactam a sociedade contemporânea. Ao explorar temas como o uso social das linguagens, diversidade linguística, cultura, autoria digital e letramentos digitais, os alunos adquirem uma visão ampla e crítica sobre as dinâmicas culturais e comunicacionais em um mundo cada vez mais digitalizado. Além disso, a análise das linguagens como componentes curriculares fortalece a compreensão da interdisciplinaridade e da importância de integrar diferentes áreas do conhecimento no processo educacional. Profissionais formados nessa área estarão aptos a atuar em diversas áreas, como educação, comunicação, cultura, tecnologia e pesquisa, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, crítica e conectada.

  • Arte e Literatura - (180h)

A disciplina Arte e Literatura é relevante no âmbito da formação de professores, visto que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Arte e a Literatura são elementos que devem fazer parte do contexto da sala de aula em todas as etapas educacionais. Nesse sentido, é possível afirmar que o conhecimento do cenário que envolve a Arte e a Literatura, bem como as relações possíveis entre elas, é processo fundamental na formação acadêmica. Estabelecendo-se como base para a compreensão do entorno dos aspectos artísticos e literários, a disciplina Arte e Literatura promove o contato com a obra, com o autor, com teorias e com os fundamentos históricos e formais necessários para a compreensão dessa intersecção.  

  • Leitura de Textos Artístico-Literários - (180h)

Esta disciplina torna-se fundamental na formação do professor de arte e de literatura, visto que fornece subsídios teóricos para a análise dos textos que fazem parte do campo artístico-literário. Além disso, as teorias apresentadas são atuais e conversam com as propostas dos documentos oficiais de ensino de linguagens e desenvolve competências analíticas basilares para o entendimento de textos verbais, não verbais, multimodais e que se relacionam de algum modo com as tecnologias digitais de comunicação.

  • Escrita Criativa - (180h)

A disciplina de Escrita Criativa é fundamental para desenvolver a habilidade de expressar ideias de maneira original e envolvente. Além de estimular a criatividade, melhora a competência linguística e a capacidade de comunicação, essenciais em diversas áreas profissionais. No marketing, a escrita criativa é crucial para produzir conteúdo persuasivo e atrativo, como slogans e campanhas publicitárias. No jornalismo, auxilia na elaboração de narrativas envolventes e claras. Na literatura, é indispensável para a criação de obras ficcionais. Além disso, profissionais de recursos humanos, relações públicas e educação também se beneficiam, pois a habilidade de contar histórias eficazmente pode influenciar, educar e inspirar. Assim, a Escrita Criativa amplia oportunidades e potenciais em múltiplos campos profissionais.

  • Eletiva I - (40h)

  • Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem - (80h)

  • Teoria da Literatura - (180h)

A disciplina Teoria da Literatura é relevante para o profissional de Letras, visto que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, contribui para o desenvolvimento de aprendizagens voltadas, principalmente, à formação de leitores-fruidores no âmbito da sala de aula. Nesse sentido, é possível dizer que o conhecimento de todo o contexto que envolve o fenômeno literário é fundamental na formação do professor de língua e de literatura, já que, a necessidade dessa abordagem coloca-nos diante da emergência dessa apropriação. Como ponto de partida para a compreensão dos pormenores literários, a disciplina Teoria da Literatura promove o contato com a obra, com o autor, com o leitor e com todo o processo que envolve a produção literária.

  • Fundamentos da Linguística - (180h)

Em Fundamentos da Linguística, você será capaz de entender que, por traz de sua atuação em sala de aula, há todo um campo científico que não pode ficar de fora. Aqui, você vai percorrer os caminhos que levaram a linguagem a ser tratada sob a perspectiva científica e a entender a importância disso para nosso dia a dia profissional. Perceberá como é necessário conhecer o percurso histórico dos estudos linguísticos, bem como compreender, utilizar e refletir sobre as diferentes vertentes que a constituem atualmente, tais como estruturalismo, gerativismo, funcionalismo, construtivismo e sociointeracionismo. Em vista disso, você verá que, a partir do momento em que nós decidimos pela docência, passamos a ser pesquisadores da nossa própria prática: precisaremos estar sempre em busca de novos conhecimentos, atualizando-os constantemente em decorrência dos avanços científicos trazidos pela modernidade e pelas novas tecnologias.

  • Didática - Planejamento e Avaliação - (180h)

A disciplina apresenta fundamentos da didática, pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática, tendências pedagógicas não liberais e progressistas, bem como processos de ensino e aprendizagem a partir das contribuições de diferentes teóricos da educação. Ancora-se na problematização do planejamento como elemento organizador do processo de ensino e aprendizagem. Além de apresentar as concepções de avaliação do processo de ensino e aprendizagem e os binômios: qualidade versus quantidade; processo versus produto; inclusão versus exclusão; autoridade versus autoritarismo de modo a articular essas três esferas com o trabalho desenvolvido pelo docente, destacando as contribuições da didática para a prática docente na educação básica, processo de ensino e aprendizagem (recursos, técnicas e procedimentos) e a compreensão dos conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade na ação docente.

  • Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - (180h)

  • Semântica - (180h)

  • Práticas Pedagógicas: Bncc e a Arte de Educar - (80h)

  • Projeto de Extensão I - Letras-Português - (420h)

  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - (180h)

A disciplina de Metodologias do ensino de Língua Portuguesa e literatura é essencial para a formação do futuro professor. Trata-se de um momento teórico-prático no qual o aluno terá contato com as principais abordagens, conceitos fundamentais, eixos de ensino, propostas dos documentos oficiais que norteiam a educação básica, bem como das metodologias aplicáveis à língua e à literatura. As reflexões a respeito do que se espera do professor de linguagens nos dias atuais será construída tendo em mente as atividades pedagógicas e as ações no mundo, tornando o aluno apto a planejar e executar ações de ensino de língua portuguesa e literatura.

  • Formação do Professor de Literatura - (180h)

  • Morfossintaxe da Língua Portuguesa - (180h)

A disciplina de Morfossintaxe da Língua Portuguesa desempenha um papel crucial na formação dos alunos de licenciatura em Letras. Ao estudar a estrutura e o funcionamento da língua, os futuros professores adquirem habilidades fundamentais para lecionar com eficácia. A compreensão da morfologia e da sintaxe não só permite uma análise mais profunda dos textos literários, mas também capacita os graduandos a ensinarem gramática de forma clara e envolvente. Além disso, esse conhecimento é valioso para a preparação de materiais didáticos e para ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades linguísticas. Como resultado, a morfossintaxe não é apenas uma disciplina teórica, mas também uma ferramenta prática essencial para os futuros educadores de Letras, preparando-os para uma carreira de sucesso no ensino da língua portuguesa.

  • Literatura Brasileira e Portuguesa I - (180h)

  • Literaturas de Língua Espanhola I - (180h)

  • Produção Escrita em Língua Espanhola - (180h)

  • Eletiva Ii - (40h)

  • Estágio Curricular Obrigatório I - Letras Português e Espanhol - (175h)

  • Produção de Textos Aplicada Ao Ensino - (180h)

  • Sociolinguística - (180h)

  • Literatura Brasileira e Portuguesa Ii - (180h)

  • Metodologias do Ensino de Línguas Estrangeiras - (180h)

Cada componente curricular possui as suas especificidades para o processo de ensinar e aprendizagem. Por isso, será discutido, nesta disciplina, diferentes teorias e práticas que o ajudará a compreender como uma língua estrangeira pode ser ensinada e aprendida no contexto educacional brasileiro. Será discutido sobre os diferentes métodos já aplicados e seus pontos positivos e negativos, porque devemos nos lembrar que não há o método perfeito, mas há o professor mais bem preparado que com base no seu conhecimento saberá qual característica de cada método, melhor se adequa aos seus alunos e ao seu contexto. Além disso, será abordado a importância da evolução dos métodos de ensino de língua estrangeira, visto que a cada ano, podemos encontrar novas ferramentas e novos perfis de alunos com os quais devemos nos adequar.

  • Morfossintaxe da Língua Espanhola - (180h)

  • Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa: Anos Finais do Ensino Fundamental - (80h)

  • Estágio Curricular Obrigatório Ii - Letras Português e Espanhol - (175h)

  • Linguagens e Letramentos - (120h)

  • Linguística Textual - (180h)

A disciplina de Linguística Textual desempenha um papel crucial na formação acadêmica e profissional, uma vez que capacita os estudantes a compreender, criar e analisar textos de maneira eficaz. Através do estudo dos princípios de coesão, coerência, referenciação e outros elementos de textualidade, os alunos adquirem as habilidades necessárias para comunicar de maneira clara, coesa e contextualmente relevante.Essa capacitação vai além do ambiente acadêmico, estendendo-se para a esfera profissional. Em um mundo onde a comunicação escrita desempenha um papel central em praticamente todas as áreas, a proficiência na produção de relatórios, currículos, apresentações e outros tipos de documentos é fundamental. A Linguística Textual fornece as ferramentas necessárias para que os profissionais possam escrever de forma convincente, persuasiva e adequada ao contexto.Dessa forma, a disciplina de Linguística Textual não apenas fortalece as habilidades de escrita dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar as demandas do mercado de trabalho, onde a comunicação escrita eficaz é um diferencial valorizado em qualquer carreira.

  • Literatura Brasileira e Portuguesa Iii - (180h)

  • Literaturas de Língua Espanhola Ii - (180h)

  • Leitura e Tradução em Língua Espanhola - (180h)

  • Eletiva Iii - (40h)

  • Práticas Pedagógicas em Linguagem e Suas Tecnologias: Itinerários Formativos - (80h)

  • Projeto de Extensão Ii - Letras-Espanhol - (390h)

  • Estágio Curricular Obrigatório Iii - Letras Português e Espanhol - (175h)

  • História da Língua Portuguesa - (180h)

  • Análise do Discurso - (120h)

  • Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - (180h)

  • Semiótica - (180h)

A presente disciplina trata de uma das principais vertentes da Linguística: a teoria Semiótica. Trata-se de uma teoria estruturalista de fundamental importância para entender os estudos linguísticos e, principalmente, obter em sua concepção, possibilidades de análise de textos e seus efeitos de sentido. A análise semiótica, além de integrar um dos eixos de ensino de linguagens na BNCC (BRASIL, 2018) oferece ao docente em formação a capacidade de analisar e  trabalhar com textos verbais e não verbais de modo que a leitura se torne consistente e aprofundada, auxiliando na formação de cidadãos críticos e na aprendizagem de linguagens.

  • Oralidade em Língua Espanhola - (180h)

  • Projeto de Extensão Iii - Letras-Português - (390h)

  • Trabalho de Conclusão de Curso - Letras Português e Espanhol - (120h)

  • Estágio Curricular Obrigatório Iv - Letras Português e Espanhol - (175h)

Sobre o curso

Aqui as Teorias te Levam à Prática

Estudar Letras é mais que conhecer com profundidade um idioma. É compreender a história, a estrutura, a literatura, os

Por se tratar de uma licenciatura, os principais caminhos que esse profissional pode seguir são:

  • Docência de Português e Espanhol no ensino fundamental e médio
  • Docência exclusiva do idioma Espanhol - aulas particulares ou escolas de idiomas
  • Produção de conteúdo didático
  • Consultoria em produções educativas para TV ou Internet
  • Implementação de projetos educacionais

No entanto, o campo é amplo e existem muitas outras áreas para atuar:

  • Pesquisa acadêmica
  • Editoração
  • Revisão
  • Produção Textual
  • Comunicação
  • Consultoria para iniciativa pública e privada
  • Escritor para jornais e revistas especializadas
  • Crítica literária
  • Tradução e Interpretação
  • Legenda e dublagem de filmes e afins

E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:

  • Instituições de Ensino Públicas e Privadas
  • Cursinhos preparatórios para vestibular ou concurso
  • Instituições de ensino profissionalizante
  • Escolas de Idiomas (Português para estrangeiros e Espanhol)
  • ONGs
  • Mídia e Editoras
  • Emissoras de TV e rádio
  • Agências de publicidade
  • Empresas de comunicação ou nesse departamento em outras empresas
  • Centros Culturais

Os livros são seus melhores amigos? Inclusive adora escrever, é fã de idiomas e ainda curte ensinar? Então, estudar Letras - Português e Espanhol pode ser sua opção ideal de carreira!

Para ser um bom Professor de Português ou Espanhol, além de conhecer profundamente os idiomas, é fundamental ter facilidade com escrita e produção textual e estar sempre atualizado quanto às mudanças idiomáticas, ortográficas e gramaticais.

Essa carreira é para pessoas curiosas e encantadas por diferentes modos de vida e de ver o mundo. É preciso ter interesse por culturas e literatura. Concentração, disciplina e organização também são qualidades relevantes.

É imprescindível saber promover o debate e o questionamento intelectual, desenvolver a didática e saber se comunicar com objetividade e clareza. Paciência e empatia também são características necessárias para esse profissional, pois o processo de ensino e aprendizado é diferente para cada aluno e requer tempo e dedicação.

O mercado de trabalho para o Professor de Português e de Espanhol tem altíssima demanda, tanto em escolas públicas como privadas. Em 2021, as contratações formais desses profissionais aumentaram mais de 90%.

Os salários variam de acordo com as regiões do país e com a categoria de ensino. Os professores de Português que atuam em Escolas de Educação Infantil ou Cursinho preparatório para concursos são os mais bem remunerados, acima de R$ 5.000. Já os professores de Espanhol do ensino médio chegam a receber salários acima de R$14.000.

Para lecionar em escolas públicas, tanto como Professor de Português como de Espanhol, é necessário prestar concurso. Os salários costumam ser menores que os do ensino privado.

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Diferentes formas para você aprender!

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Presencial

Interatividade imediata

Perguntas e discussões instantâneas em sala de aula

Ambiente Físico

Uso de laboratórios e instalações no campus

Contato Direto

Interação presencial contínua entre professores e alunos

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Semipresencial

Presença Flexível

Encontros presenciais e estudos remotos alinhados

Diversidade de métodos

Aulas ao vivo, atividades online e aulas presenciais

Formatos equilibrados

Flexibilidade combinada com interação presencial

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EAD

Flexibilidade total

Estude de qualquer lugar, a qualquer momento

Recursos Digitais

Aulas ao vivo e plataformas online interativas

Adaptabilidade

Concilie estudos com outras responsabilidades pessoais

Letras - Português e Espanhol - Licenciatura

R$ 98,00

*Valores podem mudar de acordo com modalidade e região

Duração

8 Semestres

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